Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ballet clássico : Amor ou Vício?

Por um curto período de tempo achei que eu tinha um problema sério, mas depois percebi que era só mais uma na multidão.
Sou viciada, aficionada, neurótica e totalmente dependente do ballet.
Ele esta em tudo no meu dia-a-dia, da hora que acordo me alongando, até a hora que durmo passando cataflan* no meu tendão de aquiles, que esta dolorido ultimamente.
Tenho cabelo bem comprido e me pego fazendo coques no trabalho, vejo vídeos na internet, procuro referências, discuto técnicas no msn, compro artigos com temas clássicos, ouço músicas de aula durante o trabalho e no carro.
Meu marido, minha família e algumas amigas não compreendem o tamanho da minha dedicação e muitas vezes até me repreendem por isso.
Pois em diversos episódios eu troquei um passeio,uma viagem, um jantar, uma balada, um shopping, por uma aula/ensaio do ballet.
Quando comecei a me questionar se realmente estava ficando maníaca com essa história, comecei a olhar em volta com atenção, vi diversos blogs que sigo de adultas dedicadas como eu,  Carol Lancelloti , Cassia Pires e outras com questionamentos parecidos e as que estavam bem diante dos meus olhos, as minhas companheiras de aula, que assim como eu se dedicam ao extremo ao ballet, com a plena consciência que não vai nos levar a lugar nenhum (profissionalmente falando).
Mas porque então?
É simples, muito, muito simples : Evolução.
Quando você começa a se dedicar, a evolução é visível e salta aos olhos. E não precisa nem que pessoas digam pra que você acredite, você mesma vê ali no espelho. Espelhos de sala de aula não mentem, eles dizem exatamente a realidade, mostram seus erros e defeitos sem misericórdia, mas seus sucessos também são exibidos.

Quem nunca terminou uma pirueta perfeitamente e parou maravilhada na frente do espelho sem acreditar no que tinha acabado de fazer?

Quem nunca foi iniciante de tudo e meses depois percebeu que tinha conseguido executar um movimento que achou que fosse impossível no primeiro dia de aula?

E isso é estimulante, é viciante, você começa a querer mais tempo de aula, mais aulas, mais entendimento técnico, mais evolução, mais tudo;

Porque o que você julgava impossível, passou a não parecer tãaaaao absurdo assim de se alcançar.
Você não é uma Svetlana Zakharova e provavelmente nunca será (vamos ser realistas) , mas porque não tentar conhecer o seu limite? Se é que temos limites.
Meu arabesque não é perfeito, ok. Daqui uns meses ele ainda não será, mas vai ser muito melhor do que é hoje.

O ballet é uma constante quebra de regras, paradigmas e limites físicos. 
Vou ser sincera, em muitos momentos eu me sinto até um pouco mais "especial" que outras pessoas que não dançam,  porque eu ultrapassei meus próprios limites e vou continuar ultrapassando dia a dia.
E é isso que me impulsiona, que me faz ser tão dependente do ballet; é essa ânsia de melhorar, de progredir, de ver no espelho a minha própria imagem fazendo coisas que eu apenas sonho.

Svetlana Zakharova


bjs!!
Tha FF
(homenagem especial a Dani Caroline)

5 comentários:

  1. Ai,Tha, nem me fale em evolução. Estou parada há meses por motivos financeiros e nesse meio tempo, finjo que nem sei o que é ballet, para não ficar muito triste... Vou pro caminho contrário, o da revolta rs. Mas sei que em breve, poderei voltar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Primeiro qria dizer q minha maior vontade era poder fazer aula com todas vcs!! Sinto falta dessa harmonia, do estimulo de cada uma!! Era uma turma especial... Sem competições ou algo negativo, sempre uma ajudando a outra. Isso é lindo!! Ahhh como sinto falta... Até da padoca, rs! Segundo, adoro ler o q posta!!! Temos problemas incrivelmente parecidos! Esses dias qse te mandei uma msg pedindo ajuda ao meu lindo pé PRONADO!! Definitivamente não sei mais o q faço... Rsrsr outra, PRECISO alongar a parte superior do corpo... Ta dificill, rsrsr! Poste maiiss Thataaa!!! Dicas são sempre bem vindas!! E obrigada por lembrar de mim! Fiquei felizz! Bjo grande, sdd

    ResponderExcluir
  3. Thais, você tocou em um ponto que eu não havia pensado. Realmente, nos dedicamos tanto porque notar a nossa própria evolução é algo que só nós mesmas entendemos. Nada se compara a conseguir um movimento perfeito depois de tanto treino. É isso o que nos move e, quem sabe, nos aproxima da Svetlana Zakharova.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem por definir em poucas palavras o dilema de nós,bailarinas adultas!
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  5. Lindo ouvir isso sabe... Motiva a gente a querer evoluir, melhorar...
    Nos inspira!
    É por isso que amo o ballet...Engraçado como isso pode nos cativar de forma tão intensa... Não consigo me imaginar sem o ballet, não consigo me ver de outra forma senão bailarina...

    haha! Amei teu post!
    beeeijos

    ballet4everjade.blogspot.com

    ResponderExcluir